Fibonacci

O Guia definitivo para iniciantes

Aula completa

Ganhos diários de 100 a 1.000, clique abaixo e descubra

Introdução

Leonardo Fibonacci de Pisa

A sequência de números de Fibonacci foi descoberta por Leonardo Fibonacci de Pisa (Pisa 1170 — 1250 - 80 anos), um matemático do século XIII que foi considerado o maior matemático da idade média.

Como surgiu a sequência Fibonacci?

Foi proposto um problema para Leonardo Fibonacci:
Quantos pares de coelhos colocados numa área fechada poderiam ser produzidos em um ano começando de um par de coelhos se cada par gerava um novo par a cada mês a partir do segundo mês?

Sim, essa é a origem da sequência Fibonacci.

O que é a sequência Fibonacci?

Consiste em uma sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio soma dos seus dois antecessores, portanto, os números são:
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181…
0+1=1, 1+1=2, 1+2=3, 2+3=5, 3+5=8, 5+8=13 e assim até o infinito...

Fibonacci x Proporção Áurea

Se dividir um número pelo seu antecessor chegamos cada vez mais próximo da proporção áurea ou número Phi (Diferente de PI). Exemplos: 2584 / 1597 = 1,618

Proporção Áurea

Proporção áurea, número de ouro, número áureo, proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega PHI, em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

Espiral Logarítmica

Cristais vistos sob um microscópio de elétron revelam uma espiral logarítmica. Pinhas, cavalos-marinhos, conchas de caracóis e moluscos, ondas do oceano, brotos de samambaias, chifres de animais e a distribuição das curvas das sementes de girassol e margaridas, todas são formas de espiral logarítmica. Tornados, redemoinhos, e as galáxias do espaço sideral giram em espirais logarítmicas.

E como isso funciona na Análise Técnica?

Se levar em consideração que Análise Técnica trata de entender o movimento do preço no tempo e esse movimento é regido por milhares de pessoas tentando adivinhar o futuro, então temos um movimento de massa/manada regido pela emoção.

Movimento de manada está relacionado diretamente ao instinto de sobrevivência.

A essência humana nunca muda é primitiva e natural.

É por essa razão que o estudo de fibonacci se ajusta tão bem ao comportamento humano primitivo.

Por que saber disso?

Se você está se perguntando porque eu passei essas informações e não fui direto ao ponto.

O lado racional do seu cérebro precisa saber que as questões relacionadas à análise técnica estão diretamente ligadas a essência primitiva do comportamento humano e nada por aqui é coincidência!

Só é possível ter sucesso no mercado agindo com a razão e não com a emoção! É aqui que está a maior dificuldade do Trader.

*Não sabe o que é um Trader? Clique aqui para saber!

TENDÊNCIA

Quando olhamos para um gráfico vemos que os preços se movem para cima e para baixo. Basicamente existem 3 tendências, alta, baixa e lateral.

TENDÊNCIA DE ALTA

Quando esse movimento vai cada vez mais alto, então o preço está uma tendência de alta, onde os topos e fundos estão cada vez mais altos em relação ao topos e fundos anteriores.

Tendencia de Alta

TENDÊNCIA DE BAIXA

Quando o movimento do preço vai cada vez mais baixo caracteriza uma tendência de baixa, onde os topos e fundos estão cada vez mais baixos.

Tendência Baixa

*Quer saber mais sobre Tendência? Clique aqui

TIPOS DE ONDAS

Em uma tendência existem dois tipos de ondas. Ondas que se formam no mesmo sentido da tendência, são as ondas de impulso. Ondas que seguem no sentido oposto a tendência são ondas de correção.

RETRAÇÃO DE FIBONACCI

Pode-se dizer que 100% das plataformas gráficas possuem a ferramenta retração de fibonacci.

A usabilidade e estruturação da ferramenta retração de fibonacci é praticamente a mesma em todas as plataformas.

A retração de fibonacci busca encontrar o percentual que a onda corretiva irá retraçar da onda de impulso que a precede.

Em outras palavras, até onde irá a correção da onda de impulso ou onde é o alvo da onda corretiva em referência a onda de impulso que a precedeu.

Essa é a função da ferramenta retração de fibonacci.

As retrações mais conhecidas e usadas são:

0% significa o início da onda corretiva seguidos por...
23.6%, 38.2%, 51%, 61.8%, 76.4% e 100%.

Probabilidades das correções vs retrações de Fibonacci:

23,6 - 5% das vezes
38,2 - 15% das vezes
50,0 - 35% das vezes
61,8 - 40% das vezes
76,4 - 5% das vezes

Expansão de Fibonacci

A expansão de fibonacci busca encontrar a amplitude(alvo) de um movimento a partir da formação completa de uma onda de impulso e uma onda de correção.

A expansão é calculada com a observação de três pontos:

1º ponto - Início da onda de impulso.
2º ponto - Fim da onda de impulso e início da onda de correção.
3º ponto - Fim da onda de correção.

Tendência de Alta

Fibonacci Retração Tendência de Alta

Tendência de Baixa

Fibonacci Retração Tendência de Baixa
InvestimentoTrader.com
Marcos Rezende
Trader e Fundador

SOBRE

Pai, Esposo e Amante da Liberdade!

Decidiu ir contra o fluxo para alcançar sua liberdade de tempo, deixou de ser empregado em 2012 e passou a viver exclusivamente como sonhava, se tornando o dono do seu Tempo.

Trader autônomo que atua desde 2007, desenvolveu uma metodologia que foca no comportamento dos mercados, possibilitando que qualquer pessoa possa começar do zero e evoluir de forma gradativa e constante, seguindo seus passos.

Fundador do investimentotrader.com que disponibiliza a Série InvestimentoTrader, 100% Gratuita e 100% Online, onde revela os conhecimentos essenciais, as ferramentas necessárias além de ensinar uma estratégia completa e vencedora!​

eBook Gratuito

Análise Técnica
Princípios básicos e essenciais

eBook Gratuito

Análise Técnica
Princípios básicos e essenciais

Sem título
ebook gratuito analise tecncia